Menu

Flash CC – Animações Digitais

R$35,00

O Flash é um software para desenvolvimento de animações com objetos vetoriais, imagens bitmap e produção de vídeos. Suas ferramentas possibilitam a criação, a …

320 páginasAutor(es): André Luiz DarioISBN: 978-85-371-0412-5
Sumário

Sumário

1. Introdução ao Flash CC
1.1. Novidades do Flash CC
1.2. Iniciar o Flash CC
1.2.1. Tela Inicial
1.2.2. Área de Trabalho
1.2.3. Barra de Menus
1.2.4. Linha do Tempo
1.2.5. Saída
1.2.6. Erros do Compilador
1.2.7. Editor de Movimento
1.2.8. Painel Ferramentas
1.2.9. Painéis Recolhidos
1.2.9.1. Painel Cor
1.2.9.2. Painel Amostras
1.2.9.3. Painel Alinhar
1.2.9.4. Painel Informações
1.2.9.5. Painel Transformar
1.2.9.6. Painel Snippets de Código
1.2.9.7. Painel Componentes
1.2.9.8. Painel Predefinições de Movimento
1.2.9.9. Painel Ações
1.2.9.10.Painel Histórico
1.2.9.11.Painel Propriedades
1.2.9.12.Painel Biblioteca
1.3. Organizar Painéis
1.4. Arquivos SWF e FLA
1.5. Preferências do Flash
1.6. Zoom
2. Documentos
2.1. Criar um Documento
2.2. Salvar Documento
2.3. Recurso Localizar e Substituir
2.3.1. Localizar e Substituir Texto
2.3.2. Localizar e Substituir Fontes
2.3.3. Localizar e Substituir Cores
2.3.4. Localizar e Substituir Símbolos
2.3.5. Localizar e Substituir Mídias
2.3.6. Localizar e Substituir Bitmap
2.4. Modelos
2.5. Geração de Planilha de Entidades Gráficas
3. Processo de Criação
3.1. Vetor e Bitmap
3.2. Ferramentas de Layout
3.2.1. Réguas
3.2.2. Guias
3.2.3. Grade
3.3. Desenhar
3.3.1. Desenhar Linhas e Formas
3.3.1.1. Traçados de Largura Variável
3.3.2. Desenhar com a Ferramenta Lápis
3.3.3. Desenhar com a Ferramenta Pincel
3.3.4. Ferramenta Caneta
3.3.4.1. Estados de Desenho da Ferramenta Caneta
3.3.4.2. Desenhar Linhas Retas com a Ferramenta Caneta
3.3.4.3. Desenhar Linhas Curvas com a Ferramenta Caneta
3.3.4.4. Adicionar e Excluir Pontos de Ancoragem
3.3.4.5. Ajustar Pontos de Ancoragem aos Caminhos
3.3.5. Mover e Copiar Objetos
3.3.6. Excluir Objetos
3.4. Remodelagem de Objetos
3.4.1. Remodelar Linhas e Formas
3.4.2. Otimizar Curvas
3.4.3. Converter Linhas em Preenchimento
3.4.4. Apagar ao Arrastar
3.5. Transformar Objetos
3.5.1. Ferramenta Transformação Livre
3.5.2. Combinar Objetos
3.5.3. Organizar Elementos
3.6. Cor de Traçado e Preenchimento
3.6.1. Painel Cor
3.6.2. Paletas de Cor
3.6.3. Criar e Editar Cor Sólida
3.6.4. Cor Gradiente
3.6.5. Bloquear Gradiente ou Bitmap para Preencher o Palco
3.7. Gráficos em 3D
3.7.1. Movimentação de Objetos 3D
3.7.2. Girar Objetos no Espaço 3D
3.7.3. Ângulo de Perspectiva
3.7.4. Ponto de Fuga
3.8. Bitmap Importado
3.8.1. Propriedades do Bitmap
3.8.2. Aplicar Bitmap como Preenchimento
3.8.3. Editar Bitmap em um Editor Externo
3.9. Trabalhar com Arquivos do Photoshop
3.9.1. Opções de Importação do Photoshop
3.10. Trabalhar com Arquivos do Illustrator
3.10.1. Opções de Importação do Illustrator
4. Símbolos e Recursos da Biblioteca
4.1. Símbolos
4.1.1. Criar Símbolo
4.1.2. Converter a Animação do Palco em um Clipe de Filme Símbolo
4.1.3. Duplicar Símbolo
4.1.4. Editar Símbolo
4.2. Ocorrência de Símbolo
4.2.1. Criar Ocorrência
4.2.2. Editar Ocorrência
4.2.3. Alterar Cor e Transparência da Ocorrência
4.2.4. Trocar Ocorrências
4.2.5. Alterar Tipo de Ocorrência
4.2.6. Definir Repetição para Ocorrência de Gráfico
4.2.7. Separar Ocorrência do Símbolo
4.3. Biblioteca
4.4. Botão no Flash
4.4.1. Criar Botão
4.4.2. Ativar e Desativar um Botão no Palco
4.4.3. Selecionar, Mover ou Editar Botão Habilitado
4.4.4. Testar Botão
4.5. Símbolos e ActionScript
5. Linha do Tempo e Animações
5.1. Trabalhar com a Linha do Tempo
5.1.1. Quadros e Quadros-Chave
5.1.2. Criar e Organizar Camadas
5.1.3. Exibir Camadas e Pastas de Camadas
5.1.4. Camadas de Guia
5.2. Cenas
5.3. Animações
5.3.1. Tipos de Animação
5.3.2. Taxas de Quadros
5.3.3. Identificar Animações na Linha do Tempo
5.3.4. Noções de Camadas nas Animações
5.3.5. Distribuir Camadas na Animação
5.4. Animação Interpolada
5.4.1. Aplicar Interpolação de Movimento Predefinida
5.4.2. Criar Interpolações de Movimento
5.4.3. Alterar o Local de um Caminho de Movimento no Palco
5.4.3.1. Editar a Forma de um Caminho de Movimento
5.4.3.2. Excluir Caminho de Movimento de uma Interpolação
5.4.4. Trabalhar com Quadros-Chave
5.4.4.1. Quadro-Chave de Posição
5.4.4.2. Quadro-Chave de Dimensionamento
5.4.4.3. Quadro-Chave de Inclinação
5.4.4.4. Quadro-Chave de Rotação
5.4.5. Atenuação
5.4.6. Interpolação 3D
5.5. Interpolação Clássica
5.5.1. Criar e Editar Quadros-Chaves na Interpolação Clássica
5.5.2. Interpolação Clássica em um Caminho
5.5.3. Colar Propriedades da Interpolação Clássica
5.5.4. Atenuação Personalizada
5.6. Interpolação de Formas
5.6.1. Criar uma Interpolação de Formas
5.6.2. Controlar Alterações de Forma com Referências
5.6.3. Criar Interpolações de Formas Para Traçados de Largura Variável
5.7. Animação Quadro a Quadro
5.7.1. Criar Animação Quadro a Quadro
5.7.2. Utilizar Sequência de Papel de Transparência
5.8. Camadas de Máscara
6. Filtros e Mesclagens
6.1. Trabalhar com Filtros
6.1.1. Aplicar e Remover Filtro
6.1.2. Copiar e Colar Filtros
6.1.3. Aplicar um Filtro Predefinido em um Objeto
6.1.4. Ativar ou Desativar Filtro Aplicado ao Objeto
6.2. Aplicar Filtros
6.2.1. Sombra
6.2.2. Desfoque
6.2.3. Brilho
6.2.4. Bisel
6.2.5. Brilho de Gradiente
6.2.6. Bisel de Gradiente
6.2.7. Ajustar Cor
6.3. Modos de Mesclagem
6.3.1. Aplicar Mesclagem
7. Texto
7.1. Texto Estático, Dinâmico e Editável
7.1.1. Criar e Editar Campos de Texto
7.1.2. Trabalhar com Estilos de Parágrafo
7.1.3. Transformação de Texto
7.1.4. Separar Texto
7.1.5. Criar Hiperlink
7.1.6. Criar Texto de Rolagem
7.2. Incorporar Fontes
8. ActionScript
8.1. Trabalhar com ActionScript
8.1.1. Painel Ações
8.2. Interatividade com Snippets de Código
8.2.1. Adicionar um Snippet de Código
8.2.2. Adicionar Novos Snippets ao Painel Snippets de Código
8.3. Programação e Gerenciamento de Scripts
8.3.1. Formatar Código
8.3.2. Comentar Seções do Código
8.4. Depurar um Arquivo SWF
8.5. Depurador ActionScript 3.0
8.6. HTML5 Canvas
8.6.1. O Documento HTML5 Canvas
8.6.1.1. Criar um Documento HTML5 Canvas
9. Som
9.1. Utilizar Som
9.1.1. Formatos de Áudio Suportados
9.1.2. Importar Som
9.1.3. Inserir Som na Linha do Tempo
9.1.4. Inserir Som em um Botão
9.1.5. Sincronizar Som e Animação
9.1.6. Editar Som no Flash
9.2. Exportar Som
9.2.1. Compactar Som para Exportação
10. Vídeo
10.1. Métodos para o Uso de Vídeo no Flash
10.1.1. Controlar Reprodução de Vídeo
10.1.2. Assistente de Importação de Vídeo
10.1.3. Adobe Media Encoder
10.2. Incorporar Vídeo em um Arquivo Flash
10.2.1. Importar Arquivos de Vídeo para a Biblioteca
10.2.2. Alterar as Propriedades do Vídeo
10.2.2.1. Alterar Propriedades da Ocorrência de Vídeo no Painel Propriedades
10.2.2.2. Exibir Propriedades de Clipes de Vídeo na Caixa de Diálogo Propriedades do
Vídeo
10.2.2.3. Atribuir um Novo Nome, Atualizar ou Substituir um Vídeo por um Arquivo
FLV ou F4V
10.3. Controle de Reprodução de Vídeo Externo com o ActionScript
10.3.1. FLVPlayback
10.3.1.1.Inserir e Configurar o Componente FLVPlayback
11. Publicar e Exportar
11.1. Publicar Documentos
11.2. Configurações de Publicação
11.2.1. Configurar Publicação para Arquivos SWF
11.2.2. Configurar Publicação para Arquivos HTML
11.2.3. Configurar Publicação para Arquivos GIF, JPEG e PNG
11.2.4. Configurar Publicação para Arquivos SVG
11.2.5. Perfis de Publicação
11.3. Adobe AIR
11.3.1. Criar um Arquivo AIR
11.3.2. Visualizar ou Publicar um Aplicativo do Adobe AIR
11.3.3. AIR para Android
11.4. Criação Voltada para Stage 3D
11.5. Modelos de Publicação HTML
11.6. Exportação do Flash
11.6.1. Exportar Imagens e Gráficos
11.6.2. Exportar Vídeo
12. Exercícios Práticos
12.1. Relógio Digital
12.2. Interpolação de Movimento
12.3. Interpolação de Forma
12.4. Camada de Máscara
Referências
Glossário
Amostra

Clique nos cantos para folhear

Exercícios

Download do arquivo de exercícios

Clique aqui para fazer o download.
REF: 978-85-371-0412-5 Categoria

O Flash é um software para desenvolvimento de animações com objetos vetoriais, imagens bitmap e produção de vídeos. Suas ferramentas possibilitam a criação, a manipulação e o tratamento de diversos tipos de imagens, além de anúncios interativos, apresentações personalizadas, jogos, mídias educativas, criação de animações com imagens e arquivos vetoriais.

O livro Flash CC – Animações Digitais aborda os tópicos necessários para o desenvolvimento de projetos com explicações práticas e objetivas. Entre os tópicos abordados estão: as novidades da versão CC, a área de trabalho e suas ferramentas, o gerenciamento de painéis, a diferença entre arquivos .swf e .fla, como criar e salvar arquivos no software, o recurso localizar e substituir, a utilização de modelos, a geração de planilha de entidades gráficas, a diferença de vetor e bitmap, a utilização das ferramentas de desenho, a edição de desenhos, gráficos em 3D, a criação e edição de símbolos, a biblioteca e seus elementos, a linha do tempo e a animação de objetos, utilização de camadas e cenas, tipos de animação, animação interpolada e clássica, filtros e mesclagens, a inserção e edição de textos, criação de hyperlink, a incorporação de fontes, a utilização de ActionScript, os métodos para o uso de vídeo no programa, a incorporação de sons em arquivos, a criação e edição de vídeo, a publicação e a exportação de documentos nos formatos SWF, HTML GIF, JPEG, PNG e SVG, o Adobe AIR e suas opções, a criação voltada para Stage 3D, modelos de publicação HTML, entre outros tópicos.

O livro possui exemplos que ilustram os textos e um capítulo exclusivo com exercícios práticos.

Peso 0.4 kg
Dimensões 210 x 148 x 2 mm
Autor

André Luiz Dario

Sumario

1. Introdução ao Flash CC
<br />1.1. Novidades do Flash CC
<br />1.2. Iniciar o Flash CC
<br />1.2.1. Tela Inicial
<br />1.2.2. Área de Trabalho
<br />1.2.3. Barra de Menus
<br />1.2.4. Linha do Tempo
<br />1.2.5. Saída
<br />1.2.6. Erros do Compilador
<br />1.2.7. Editor de Movimento
<br />1.2.8. Painel Ferramentas
<br />1.2.9. Painéis Recolhidos
<br />1.2.9.1. Painel Cor
<br />1.2.9.2. Painel Amostras
<br />1.2.9.3. Painel Alinhar
<br />1.2.9.4. Painel Informações
<br />1.2.9.5. Painel Transformar
<br />1.2.9.6. Painel Snippets de Código
<br />1.2.9.7. Painel Componentes
<br />1.2.9.8. Painel Predefinições de Movimento
<br />1.2.9.9. Painel Ações
<br />1.2.9.10.Painel Histórico
<br />1.2.9.11.Painel Propriedades
<br />1.2.9.12.Painel Biblioteca
<br />1.3. Organizar Painéis
<br />1.4. Arquivos SWF e FLA
<br />1.5. Preferências do Flash
<br />1.6. Zoom
<br />2. Documentos
<br />2.1. Criar um Documento
<br />2.2. Salvar Documento
<br />2.3. Recurso Localizar e Substituir
<br />2.3.1. Localizar e Substituir Texto
<br />2.3.2. Localizar e Substituir Fontes
<br />2.3.3. Localizar e Substituir Cores
<br />2.3.4. Localizar e Substituir Símbolos
<br />2.3.5. Localizar e Substituir Mídias
<br />2.3.6. Localizar e Substituir Bitmap
<br />2.4. Modelos
<br />2.5. Geração de Planilha de Entidades Gráficas
<br />3. Processo de Criação
<br />3.1. Vetor e Bitmap
<br />3.2. Ferramentas de Layout
<br />3.2.1. Réguas
<br />3.2.2. Guias
<br />3.2.3. Grade
<br />3.3. Desenhar
<br />3.3.1. Desenhar Linhas e Formas
<br />3.3.1.1. Traçados de Largura Variável
<br />3.3.2. Desenhar com a Ferramenta Lápis
<br />3.3.3. Desenhar com a Ferramenta Pincel
<br />3.3.4. Ferramenta Caneta
<br />3.3.4.1. Estados de Desenho da Ferramenta Caneta
<br />3.3.4.2. Desenhar Linhas Retas com a Ferramenta Caneta
<br />3.3.4.3. Desenhar Linhas Curvas com a Ferramenta Caneta
<br />3.3.4.4. Adicionar e Excluir Pontos de Ancoragem
<br />3.3.4.5. Ajustar Pontos de Ancoragem aos Caminhos
<br />3.3.5. Mover e Copiar Objetos
<br />3.3.6. Excluir Objetos
<br />3.4. Remodelagem de Objetos
<br />3.4.1. Remodelar Linhas e Formas
<br />3.4.2. Otimizar Curvas
<br />3.4.3. Converter Linhas em Preenchimento
<br />3.4.4. Apagar ao Arrastar
<br />3.5. Transformar Objetos
<br />3.5.1. Ferramenta Transformação Livre
<br />3.5.2. Combinar Objetos
<br />3.5.3. Organizar Elementos
<br />3.6. Cor de Traçado e Preenchimento
<br />3.6.1. Painel Cor
<br />3.6.2. Paletas de Cor
<br />3.6.3. Criar e Editar Cor Sólida
<br />3.6.4. Cor Gradiente
<br />3.6.5. Bloquear Gradiente ou Bitmap para Preencher o Palco
<br />3.7. Gráficos em 3D
<br />3.7.1. Movimentação de Objetos 3D
<br />3.7.2. Girar Objetos no Espaço 3D
<br />3.7.3. Ângulo de Perspectiva
<br />3.7.4. Ponto de Fuga
<br />3.8. Bitmap Importado
<br />3.8.1. Propriedades do Bitmap
<br />3.8.2. Aplicar Bitmap como Preenchimento
<br />3.8.3. Editar Bitmap em um Editor Externo
<br />3.9. Trabalhar com Arquivos do Photoshop
<br />3.9.1. Opções de Importação do Photoshop
<br />3.10. Trabalhar com Arquivos do Illustrator
<br />3.10.1. Opções de Importação do Illustrator
<br />4. Símbolos e Recursos da Biblioteca
<br />4.1. Símbolos
<br />4.1.1. Criar Símbolo
<br />4.1.2. Converter a Animação do Palco em um Clipe de Filme Símbolo
<br />4.1.3. Duplicar Símbolo
<br />4.1.4. Editar Símbolo
<br />4.2. Ocorrência de Símbolo
<br />4.2.1. Criar Ocorrência
<br />4.2.2. Editar Ocorrência
<br />4.2.3. Alterar Cor e Transparência da Ocorrência
<br />4.2.4. Trocar Ocorrências
<br />4.2.5. Alterar Tipo de Ocorrência
<br />4.2.6. Definir Repetição para Ocorrência de Gráfico
<br />4.2.7. Separar Ocorrência do Símbolo
<br />4.3. Biblioteca
<br />4.4. Botão no Flash
<br />4.4.1. Criar Botão
<br />4.4.2. Ativar e Desativar um Botão no Palco
<br />4.4.3. Selecionar, Mover ou Editar Botão Habilitado
<br />4.4.4. Testar Botão
<br />4.5. Símbolos e ActionScript
<br />5. Linha do Tempo e Animações
<br />5.1. Trabalhar com a Linha do Tempo
<br />5.1.1. Quadros e Quadros-Chave
<br />5.1.2. Criar e Organizar Camadas
<br />5.1.3. Exibir Camadas e Pastas de Camadas
<br />5.1.4. Camadas de Guia
<br />5.2. Cenas
<br />5.3. Animações
<br />5.3.1. Tipos de Animação
<br />5.3.2. Taxas de Quadros
<br />5.3.3. Identificar Animações na Linha do Tempo
<br />5.3.4. Noções de Camadas nas Animações
<br />5.3.5. Distribuir Camadas na Animação
<br />5.4. Animação Interpolada
<br />5.4.1. Aplicar Interpolação de Movimento Predefinida
<br />5.4.2. Criar Interpolações de Movimento
<br />5.4.3. Alterar o Local de um Caminho de Movimento no Palco
<br />5.4.3.1. Editar a Forma de um Caminho de Movimento
<br />5.4.3.2. Excluir Caminho de Movimento de uma Interpolação
<br />5.4.4. Trabalhar com Quadros-Chave
<br />5.4.4.1. Quadro-Chave de Posição
<br />5.4.4.2. Quadro-Chave de Dimensionamento
<br />5.4.4.3. Quadro-Chave de Inclinação
<br />5.4.4.4. Quadro-Chave de Rotação
<br />5.4.5. Atenuação
<br />5.4.6. Interpolação 3D
<br />5.5. Interpolação Clássica
<br />5.5.1. Criar e Editar Quadros-Chaves na Interpolação Clássica
<br />5.5.2. Interpolação Clássica em um Caminho
<br />5.5.3. Colar Propriedades da Interpolação Clássica
<br />5.5.4. Atenuação Personalizada
<br />5.6. Interpolação de Formas
<br />5.6.1. Criar uma Interpolação de Formas
<br />5.6.2. Controlar Alterações de Forma com Referências
<br />5.6.3. Criar Interpolações de Formas Para Traçados de Largura Variável
<br />5.7. Animação Quadro a Quadro
<br />5.7.1. Criar Animação Quadro a Quadro
<br />5.7.2. Utilizar Sequência de Papel de Transparência
<br />5.8. Camadas de Máscara
<br />6. Filtros e Mesclagens
<br />6.1. Trabalhar com Filtros
<br />6.1.1. Aplicar e Remover Filtro
<br />6.1.2. Copiar e Colar Filtros
<br />6.1.3. Aplicar um Filtro Predefinido em um Objeto
<br />6.1.4. Ativar ou Desativar Filtro Aplicado ao Objeto
<br />6.2. Aplicar Filtros
<br />6.2.1. Sombra
<br />6.2.2. Desfoque
<br />6.2.3. Brilho
<br />6.2.4. Bisel
<br />6.2.5. Brilho de Gradiente
<br />6.2.6. Bisel de Gradiente
<br />6.2.7. Ajustar Cor
<br />6.3. Modos de Mesclagem
<br />6.3.1. Aplicar Mesclagem
<br />7. Texto
<br />7.1. Texto Estático, Dinâmico e Editável
<br />7.1.1. Criar e Editar Campos de Texto
<br />7.1.2. Trabalhar com Estilos de Parágrafo
<br />7.1.3. Transformação de Texto
<br />7.1.4. Separar Texto
<br />7.1.5. Criar Hiperlink
<br />7.1.6. Criar Texto de Rolagem
<br />7.2. Incorporar Fontes
<br />8. ActionScript
<br />8.1. Trabalhar com ActionScript
<br />8.1.1. Painel Ações
<br />8.2. Interatividade com Snippets de Código
<br />8.2.1. Adicionar um Snippet de Código
<br />8.2.2. Adicionar Novos Snippets ao Painel Snippets de Código
<br />8.3. Programação e Gerenciamento de Scripts
<br />8.3.1. Formatar Código
<br />8.3.2. Comentar Seções do Código
<br />8.4. Depurar um Arquivo SWF
<br />8.5. Depurador ActionScript 3.0
<br />8.6. HTML5 Canvas
<br />8.6.1. O Documento HTML5 Canvas
<br />8.6.1.1. Criar um Documento HTML5 Canvas
<br />9. Som
<br />9.1. Utilizar Som
<br />9.1.1. Formatos de Áudio Suportados
<br />9.1.2. Importar Som
<br />9.1.3. Inserir Som na Linha do Tempo
<br />9.1.4. Inserir Som em um Botão
<br />9.1.5. Sincronizar Som e Animação
<br />9.1.6. Editar Som no Flash
<br />9.2. Exportar Som
<br />9.2.1. Compactar Som para Exportação
<br />10. Vídeo
<br />10.1. Métodos para o Uso de Vídeo no Flash
<br />10.1.1. Controlar Reprodução de Vídeo
<br />10.1.2. Assistente de Importação de Vídeo
<br />10.1.3. Adobe Media Encoder
<br />10.2. Incorporar Vídeo em um Arquivo Flash
<br />10.2.1. Importar Arquivos de Vídeo para a Biblioteca
<br />10.2.2. Alterar as Propriedades do Vídeo
<br />10.2.2.1. Alterar Propriedades da Ocorrência de Vídeo no Painel Propriedades
<br />10.2.2.2. Exibir Propriedades de Clipes de Vídeo na Caixa de Diálogo Propriedades do <br /> Vídeo
<br />10.2.2.3. Atribuir um Novo Nome, Atualizar ou Substituir um Vídeo por um Arquivo <br /> FLV ou F4V
<br />10.3. Controle de Reprodução de Vídeo Externo com o ActionScript
<br />10.3.1. FLVPlayback
<br />10.3.1.1.Inserir e Configurar o Componente FLVPlayback
<br />11. Publicar e Exportar
<br />11.1. Publicar Documentos
<br />11.2. Configurações de Publicação
<br />11.2.1. Configurar Publicação para Arquivos SWF
<br />11.2.2. Configurar Publicação para Arquivos HTML
<br />11.2.3. Configurar Publicação para Arquivos GIF, JPEG e PNG
<br />11.2.4. Configurar Publicação para Arquivos SVG
<br />11.2.5. Perfis de Publicação
<br />11.3. Adobe AIR
<br />11.3.1. Criar um Arquivo AIR
<br />11.3.2. Visualizar ou Publicar um Aplicativo do Adobe AIR
<br />11.3.3. AIR para Android
<br />11.4. Criação Voltada para Stage 3D
<br />11.5. Modelos de Publicação HTML
<br />11.6. Exportação do Flash
<br />11.6.1. Exportar Imagens e Gráficos
<br />11.6.2. Exportar Vídeo
<br />12. Exercícios Práticos
<br />12.1. Relógio Digital
<br />12.2. Interpolação de Movimento
<br />12.3. Interpolação de Forma
<br />12.4. Camada de Máscara
<br />Referências
<br />Glossário
<br />

Demonstracao

2017-02-20_04-22-52-FlashCC.swf

Exercicios

2017-02-20_04-18-46-FlashCCExercicios.zip

Paginas

320

ISBN

978-85-371-0412-5