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Gestão de Crédito e Cobrança – Introdução à Gestão de Riscos: Ênfase em Cadastro, Crédito e Cobrança

R$28,50

Compete à área de crédito e cobrança prover à empresa com boa fluidez dos recursos financeiros de forma contínua e constante, para que ela possa garantir …

160 páginasAutor(es): Carlos Roberto GomesISBN: 978-85-371-0343-2
Sumário

Sumário

Lista de Siglas e Abreviaturas
1. Introdução
2. Sobre as Empresas
2.1. Tipos de Empresas
2.2. Porte das Empresas
2.3. Denominação Social das Empresas
2.4. Legalização Cadastral
2.5. O Contrato Social
2.5.1. Quanto ao Conteúdo
3. Diferenciação às Microempresas e Empresas de Pequeno
Porte
3.1. Definindo o que é ME e EPP
3.2. O Enquadramento como ME ou EPP
3.2.1. Simplificação de Procedimentos para Arquivamento de Atos
Constitutivos e Posteriores Alterações das ME e EPP
3.3. A Obrigatoriedade da Utilização das Expressões ME ou EPP no
Nome Empresarial
3.4. Simplificação de Obrigações Previdenciárias e Trabalhistas
3.5. Outras Normas Simplificadoras para as ME e EPP
3.6. Simples Nacional
3.6.1. Do Impedimento em Optar pelo Simples Nacional
3.6.2. Impostos e Contribuições Unificados pelo Simples Nacional
3.6.3. Base de Cálculo do Simples Nacional
3.7. Das Obrigações Acessórias Impostas às ME e as EPP Optantes
pelo Simples
3.8. Da Obrigatoriedade de Escrituração do Livro Caixa
3.9. Da Geração de Créditos Pelas ME e EPP
4. Cadastro
4.1. Da Formação da Base Cadastral
4.1.1. Ficha Cadastral e Banco de Dados
4.1.2. Orientações para a Análise Documental
4.1.2.1. Cadastro da Empresa
4.1.2.2. Obter Certificados pela Internet, Quais Serão Necessários
4.1.2.3. Fontes de Referência - Coletas
4.1.2.4. Orientações para as Pesquisas Cadastrais
4.2. Análise Cadastral
4.2.1. Avaliação Documental
4.2.2. Avaliação Comportamental
4.2.3. Avaliação Econômica e Financeira
5. O Lado Burocrático da Gestão de Riscos ou de
Crédito e Cobrança
5.1. Documentos Comumente Utilizados nas Empresas e as Expressões
mais Utilizadas
5.1.1. Os Documentos
5.1.2. As Expressões
5.2. Os Formulários de Cadastro, Crédito e Cobrança
5.2.1. Crédito
5.2.2. Cobrança
5.2.2.1. As Fases da Cobrança
6. O Papel da Área de Gestão de Riscos ou Crédito e
Cobrança
6.1. As Atribuições e Responsabilidades da Área de Crédito e Cobrança
nas Empresas
6.2. Conceito, Objetivo e Princípios de Crédito e Cobrança
6.2.1. Princípios Fundamentais das Áreas de Cadastro, Crédito e de
Cobrança
6.2.2. Diretrizes do Pessoal Envolvido com a Área de Crédito e Cobrança
7. Análise de Crédito
7.1. Introdução
7.2. Composição do Cadastro
7.3. Análise de Crédito
7.3.1. Gestão dos Riscos na Oferta de Crédito
7.3.2. Pessoa Jurídica – O Uso de Índices
7.3.3. Pessoa Física
7.4. O Limite de Crédito
7.4.1. Sobre as Entrevistas aos Potenciais Parceiros Clientes ou
Fornecedores
8. O Exercício das Cobranças
8.1. Tipos de Cobranças
8.2. Meios de Cobranças
8.3. Sobre o Planejamento de Cobrança
8.4. O Uso da Informática e da Internet
8.5. A Cobrança Prévia
8.6. A Cobrança Amigável
8.7. A Cobrança Depois da Cobrança
8.7.1. A Renegociação de Dívidas
8.7.2. A Carta de Anuência
9. O Estudo de um Caso Prático
9.1. Modelo de Normas para Análise de Crédito
9.1.1. Instrução de Procedimentos: Análise de Crédito e
Procedimentos Cadastrais
9.1.2. Modelo para Definição de Cargos e Funções
Respostas dos Exercícios
Referências
Amostra REF: 978-85-371-0343-2 Categoria

Compete à área de crédito e cobrança prover à empresa com boa fluidez dos recursos financeiros de forma contínua e constante, para que ela possa garantir lucratividade e competitividade. Para que isso aconteça, o profissional dessa área deve dominar as técnicas de análise e avaliação dos riscos, entender os diversos tipos e portes de empresas, sua forma de tributação, com destaque para a interferência no risco final, mediante análise das informações pertinentes.
O livro Gestão de Crédito e Cobrança é destinado à formação de profissionais na área de Gestão de Riscos ou de Cadastro, Crédito & Cobrança, e também serve de referência para consultas posteriores, mas o que se espera é que, Gestores de Riscos, iniciantes em Crédito e Cobrança, profissionais de Contabilidade, de Marketing, Finanças, Vendas, Produção, Empreendedores, autônomos em geral e os estudantes, possam entender e apreender os princípios da área de Cadastro, Crédito & Cobrança, mais do que isso, aplicar os conhecimentos que aqui se apresentam, no dia a dia de qualquer empresa.
Alguns dos assuntos abordados neste livro são: os tipos de riscos existentes nas empresas; identificar como possível fornecedor uma microempresa ou empresa de pequeno porte; elaboração de um bom cadastro de parceiro fornecedor ou cliente; como avaliar e analisar o desempenho da área de cadastro; quais são as principais certidões exigidas e como obter dados cadastrais na Receita Federal ou mesmo na Secretaria Estadual da Fazenda, usando inclusive o SINTEGRA; quais os documentos e as expressões utilizadas; interpretar qual o papel de cadastro, quais são seus objetivos e finalidades e quais são os resultados obtidos a partir daí; os diversos índices e quocientes utilizados na análise de Crédito, Análises contábeis, econômicas e também as financeiras.
Todos esses assuntos abordados de forma simples e com exercícios práticos para fixação do aprendizado.

Peso 0.21 kg
Dimensões 210 x 148 x 2 mm
Autor

Carlos Roberto Gomes

Sumario

Lista de Siglas e Abreviaturas <br />1. Introdução <br />2. Sobre as Empresas <br />2.1. Tipos de Empresas <br />2.2. Porte das Empresas <br />2.3. Denominação Social das Empresas <br />2.4. Legalização Cadastral <br />2.5. O Contrato Social <br />2.5.1. Quanto ao Conteúdo <br />3. Diferenciação às Microempresas e Empresas de Pequeno <br />Porte <br />3.1. Definindo o que é ME e EPP <br />3.2. O Enquadramento como ME ou EPP <br />3.2.1. Simplificação de Procedimentos para Arquivamento de Atos <br />Constitutivos e Posteriores Alterações das ME e EPP <br />3.3. A Obrigatoriedade da Utilização das Expressões ME ou EPP no <br />Nome Empresarial <br />3.4. Simplificação de Obrigações Previdenciárias e Trabalhistas <br />3.5. Outras Normas Simplificadoras para as ME e EPP <br />3.6. Simples Nacional <br />3.6.1. Do Impedimento em Optar pelo Simples Nacional <br />3.6.2. Impostos e Contribuições Unificados pelo Simples Nacional <br />3.6.3. Base de Cálculo do Simples Nacional <br />3.7. Das Obrigações Acessórias Impostas às ME e as EPP Optantes <br />pelo Simples <br />3.8. Da Obrigatoriedade de Escrituração do Livro Caixa <br />3.9. Da Geração de Créditos Pelas ME e EPP <br />4. Cadastro <br />4.1. Da Formação da Base Cadastral <br />4.1.1. Ficha Cadastral e Banco de Dados <br />4.1.2. Orientações para a Análise Documental <br />4.1.2.1. Cadastro da Empresa <br />4.1.2.2. Obter Certificados pela Internet, Quais Serão Necessários <br />4.1.2.3. Fontes de Referência – Coletas <br />4.1.2.4. Orientações para as Pesquisas Cadastrais <br />4.2. Análise Cadastral <br />4.2.1. Avaliação Documental <br />4.2.2. Avaliação Comportamental <br />4.2.3. Avaliação Econômica e Financeira <br />5. O Lado Burocrático da Gestão de Riscos ou de <br />Crédito e Cobrança <br />5.1. Documentos Comumente Utilizados nas Empresas e as Expressões <br />mais Utilizadas <br />5.1.1. Os Documentos <br />5.1.2. As Expressões <br />5.2. Os Formulários de Cadastro, Crédito e Cobrança <br />5.2.1. Crédito <br />5.2.2. Cobrança <br />5.2.2.1. As Fases da Cobrança <br />6. O Papel da Área de Gestão de Riscos ou Crédito e <br />Cobrança <br />6.1. As Atribuições e Responsabilidades da Área de Crédito e Cobrança <br />nas Empresas <br />6.2. Conceito, Objetivo e Princípios de Crédito e Cobrança <br />6.2.1. Princípios Fundamentais das Áreas de Cadastro, Crédito e de <br />Cobrança <br />6.2.2. Diretrizes do Pessoal Envolvido com a Área de Crédito e Cobrança <br />7. Análise de Crédito <br />7.1. Introdução <br />7.2. Composição do Cadastro <br />7.3. Análise de Crédito <br />7.3.1. Gestão dos Riscos na Oferta de Crédito <br />7.3.2. Pessoa Jurídica – O Uso de Índices <br />7.3.3. Pessoa Física <br />7.4. O Limite de Crédito <br />7.4.1. Sobre as Entrevistas aos Potenciais Parceiros Clientes ou <br />Fornecedores <br />8. O Exercício das Cobranças <br />8.1. Tipos de Cobranças <br />8.2. Meios de Cobranças <br />8.3. Sobre o Planejamento de Cobrança <br />8.4. O Uso da Informática e da Internet <br />8.5. A Cobrança Prévia <br />8.6. A Cobrança Amigável <br />8.7. A Cobrança Depois da Cobrança <br />8.7.1. A Renegociação de Dívidas <br />8.7.2. A Carta de Anuência <br />9. O Estudo de um Caso Prático <br />9.1. Modelo de Normas para Análise de Crédito <br />9.1.1. Instrução de Procedimentos: Análise de Crédito e <br />Procedimentos Cadastrais <br />9.1.2. Modelo para Definição de Cargos e Funções <br />Respostas dos Exercícios <br />Referências <br />

Demonstracao

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Exercicios

0

Paginas

160

ISBN

978-85-371-0343-2