Menu

Lógica de Programação – Conhecendo Algoritmos e Criando Programas

R$35,00

O estudo da lógica de programação estimula no programador o raciocínio lógico sobre os fatos, preparando-o para o desenvolvimento de programas de computadores. O objetivo …

176 páginasAutor(es): Daniel Hayashida Simão / Wellington José dos ReisISBN: 978-85-371-0429-3
Sumário

Sumário

1. Introdução
1.1. Aplicação da Matemática à Linguagem de Programação
1.2. Algoritmos
1.3. Programas
1.3.1. Compilador
1.3.2. Interpretador
1.3.3. IDE
1.4. Linguagens de Programação
1.4.1. Pseudolinguagem
1.4.2. Teste de Mesa
1.4.3. Boas Práticas para Construção de um Algoritmo
2. Diagrama de Bloco
2.1. Simbologia
2.1.1. Outros Símbolos
3. Dados
3.1. Tipos de Dados
3.2. Variáveis e Atributos
3.2.1. Variável Global e Local
3.3. Constantes
4. Operadores
4.1. Operadores Aritméticos
4.2. Operadores Relacionais
4.3. Operadores Lógicos
4.4. Tabela Verdade
4.4.1. Tabela Verdade para Proposição de Negação
4.4.2. Tabela Verdade para Proposição de Conjunção
4.4.3. Tabela Verdade para Proposição de Disjunção
4.4.4. Tabela Verdade para Proposição de Condição
4.4.5. Operação Bicondicional
4.5. Prioridade dos Conectivos
5. Estruturas Condicionais
5.1. Estrutura de Decisão
5.1.1. SE ... ENTÃO
5.1.2. SE ... ENTÃO ... SENÃO
5.1.3. SELECIONE ... CASO
5.2. Estrutura de Repetição
5.2.1. PARA
5.2.2. ENQUANTO ... FAÇA
5.2.3. REPITA ... ATÉ QUE
6. Estruturas de Dados
6.1. Estruturas de Dados Homogêneas
6.1.1. Vetores
6.1.1.1. Declaração
6.1.1.2. Utilização de um Vetor
6.1.2. Matrizes
6.1.2.1. Declaração
6.1.2.2. Leitura e Escrita dos Dados
6.2. Variáveis Compostas Heterogêneas
6.2.1. Registros
6.2.1.2. Declaração
6.2.1.3. Leitura e Exibição de Registros
6.2.1.4. Registro de Conjuntos
6.2.1.4.1. Declaração de Registros de Conjuntos
6.2.1.4.2. Leitura e Escrita de Registro de Conjuntos
6.2.1.5. Conjunto de Registros
6.2.1.5.1. Declaração
6.2.1.5.2. Leitura e Escrita dos Conjuntos de Registros
7. Sub-rotinas
7.1. Procedimentos
7.2. Parâmetros
7.2.1. Passagem de Parâmetros
7.3. Funções
8. Estruturas de Dados Avançadas
8.1. Listas
8.1.1. Declaração
8.1.2. Inserção
8.1.3. Remoção
8.1.4. Listas Duplamente Encadeadas
8.1.5. Listas Circulares
8.2. Filas
8.2.1. Declaração
8.2.2. Inserção
8.3. Pilhas
8.3.1. Declaração
8.4. Árvores
8.4.1. Declaração
9. Arquivos
9.1. Declaração
9.2. Manipulação de Arquivos
9.2.1. Abrir um Arquivo
9.2.2. Copiar um Registro
9.2.3. Salvar um Registro
9.2.4. Fechar um Arquivo
9.2.5. Excluir um Arquivo
9.3. Localizar Registros
9.3.1. Concepção Sequencial
9.3.2. Concepção Direta
10. Praticando a Programação na Linguagem C
10.1. Por que a Linguagem C?
10.2. Principais Comandos da Linguagem C
10.2.1. Comandos Básicos
10.2.2. Principais Tipos de Variáveis em C
10.2.3. Principais Operadores em C
10.2.4. Comandos de Entrada e Saída de Dados
10.2.4.1. Comando printf()
10.2.4.2. Comando scanf()
10.2.5. Estruturas Condicionais em C
10.2.5.1. Estrutura if
10.2.5.2. Estrutura if else
10.2.5.3. Estrutura switch case
10.2.6. Estruturas de Repetição em C
10.2.6.1. Estrutura while
10.2.6.2. Estrutura for
10.2.7. Vetor em C
10.3. Desenvolvendo Programas Utilizando o CodeBlocks
10.4. Baixando e Instalando o CodeBlocks
10.4.1. Instalação do Compilador MinGW/GCC
10.5. Criar e Salvar um Arquivo no CodeBlocks
10.6. Compilar e Executar o Primeiro Arquivo
10.7. Compilar e Executar Algoritmos já Criados
10.7.1. Algoritmo if em C
10.7.2. Algoritmo if else em C
10.7.3. Algoritmo switch case em C
10.7.4. Algoritmo while em C
10.7.5. Algoritmo for em C
10.7.6. Algoritmo Vetor em C
10.8. Identação
11. Conceitos Básicos sobre Programação Orientada a Objetos
11.1. Abstração
11.2. Classe
11.2.1. Classe Abstrata
11.3. Herança
11.3.1. Herança Simples
11.3.2. Herança Múltipla
11.4. Encapsulamento
11.5. Polimorfismo
11.6. Generalização e Especialização
11.7. Introdução à Modelagem de Sistemas Orientados a Objetos
11.7.1. Relacionamentos
11.7.1.1. Relação Dependência
11.7.1.2. Relação Generalização
11.7.1.3. Relação Associação
Exercícios
Referências
Glossário


Amostra Exercícios

Download do arquivo de exercícios

Clique aqui para fazer o download.
REF: 978-85-371-0429-3 Categoria

O estudo da lógica de programação estimula no programador o raciocínio lógico sobre os fatos, preparando-o para o desenvolvimento de programas de computadores. O objetivo deste livro é oferecer ao futuro programador, conceitos sobre a lógica de programação, para que no final do estudo ele possa ter conhecimento suficiente para desenvolver programas eficientes, com a linguagem de programação mais adequada. A leitura deste livro é indicada como fonte de estudo a alunos de programação de computadores que estão iniciando seu aprendizado, e a professores que necessitam de um material de apoio didático para o ensino dos conceitos de programação. Entre os tópicos abordados no livro estão: a aplicação da matemática à linguagem de programação, algoritmos, linguagens de programação, diagrama de bloco, simbologia, dados, tipos de dados, variáveis e atributos, constantes, operadores aritméticos, operadores relacionais, operadores lógicos, prioridade dos conectivos, estruturas condicionais, estrutura de decisão, estrutura de repetição, estruturas de dados homogêneas, variáveis compostas heterogêneas, sub-rotinas, procedimentos, parâmetros, funções, estruturas de dados avançadas, listas, filas, pilhas, árvores, declaração, manipulação de arquivos, localizar registros, linguagem C, principais comandos da linguagem C, desenvolvendo programas utilizando o codeblocks, conceitos básicos sobre programação orientada a objetos, abstração, classe, herança, encapsulamento, polimorfismo, generalização e especialização, introdução à modelagem de sistemas orientados a objetos, entre outros.

O livro traz ainda muitos exemplos que ilustram os textos e um capítulo de exercícios, visando a fixação dos tópicos abordados pelos autores.

Peso 0.23 kg
Dimensões 210 x 148 x 2 mm
Autor

Daniel Hayashida Simão / Wellington José dos Reis

Sumario

1. Introdução
<br />1.1. Aplicação da Matemática à Linguagem de Programação
<br />1.2. Algoritmos
<br />1.3. Programas
<br />1.3.1. Compilador
<br />1.3.2. Interpretador
<br />1.3.3. IDE
<br />1.4. Linguagens de Programação
<br />1.4.1. Pseudolinguagem
<br />1.4.2. Teste de Mesa
<br />1.4.3. Boas Práticas para Construção de um Algoritmo
<br />2. Diagrama de Bloco
<br />2.1. Simbologia
<br />2.1.1. Outros Símbolos
<br />3. Dados
<br />3.1. Tipos de Dados
<br />3.2. Variáveis e Atributos
<br />3.2.1. Variável Global e Local
<br />3.3. Constantes
<br />4. Operadores
<br />4.1. Operadores Aritméticos
<br />4.2. Operadores Relacionais
<br />4.3. Operadores Lógicos
<br />4.4. Tabela Verdade
<br />4.4.1. Tabela Verdade para Proposição de Negação
<br />4.4.2. Tabela Verdade para Proposição de Conjunção
<br />4.4.3. Tabela Verdade para Proposição de Disjunção
<br />4.4.4. Tabela Verdade para Proposição de Condição
<br />4.4.5. Operação Bicondicional
<br />4.5. Prioridade dos Conectivos
<br />5. Estruturas Condicionais
<br />5.1. Estrutura de Decisão
<br />5.1.1. SE … ENTÃO
<br />5.1.2. SE … ENTÃO … SENÃO
<br />5.1.3. SELECIONE … CASO
<br />5.2. Estrutura de Repetição
<br />5.2.1. PARA
<br />5.2.2. ENQUANTO … FAÇA
<br />5.2.3. REPITA … ATÉ QUE
<br />6. Estruturas de Dados
<br />6.1. Estruturas de Dados Homogêneas
<br />6.1.1. Vetores
<br />6.1.1.1. Declaração
<br />6.1.1.2. Utilização de um Vetor
<br />6.1.2. Matrizes
<br />6.1.2.1. Declaração
<br />6.1.2.2. Leitura e Escrita dos Dados
<br />6.2. Variáveis Compostas Heterogêneas
<br />6.2.1. Registros
<br />6.2.1.2. Declaração
<br />6.2.1.3. Leitura e Exibição de Registros
<br />6.2.1.4. Registro de Conjuntos
<br />6.2.1.4.1. Declaração de Registros de Conjuntos
<br />6.2.1.4.2. Leitura e Escrita de Registro de Conjuntos
<br />6.2.1.5. Conjunto de Registros
<br />6.2.1.5.1. Declaração
<br />6.2.1.5.2. Leitura e Escrita dos Conjuntos de Registros
<br />7. Sub-rotinas
<br />7.1. Procedimentos
<br />7.2. Parâmetros
<br />7.2.1. Passagem de Parâmetros
<br />7.3. Funções
<br />8. Estruturas de Dados Avançadas
<br />8.1. Listas
<br />8.1.1. Declaração
<br />8.1.2. Inserção
<br />8.1.3. Remoção
<br />8.1.4. Listas Duplamente Encadeadas
<br />8.1.5. Listas Circulares
<br />8.2. Filas
<br />8.2.1. Declaração
<br />8.2.2. Inserção
<br />8.3. Pilhas
<br />8.3.1. Declaração
<br />8.4. Árvores
<br />8.4.1. Declaração
<br />9. Arquivos
<br />9.1. Declaração
<br />9.2. Manipulação de Arquivos
<br />9.2.1. Abrir um Arquivo
<br />9.2.2. Copiar um Registro
<br />9.2.3. Salvar um Registro
<br />9.2.4. Fechar um Arquivo
<br />9.2.5. Excluir um Arquivo
<br />9.3. Localizar Registros
<br />9.3.1. Concepção Sequencial
<br />9.3.2. Concepção Direta
<br />10. Praticando a Programação na Linguagem C
<br />10.1. Por que a Linguagem C?
<br />10.2. Principais Comandos da Linguagem C
<br />10.2.1. Comandos Básicos
<br />10.2.2. Principais Tipos de Variáveis em C
<br />10.2.3. Principais Operadores em C
<br />10.2.4. Comandos de Entrada e Saída de Dados
<br />10.2.4.1. Comando printf()
<br />10.2.4.2. Comando scanf()
<br />10.2.5. Estruturas Condicionais em C
<br />10.2.5.1. Estrutura if
<br />10.2.5.2. Estrutura if else
<br />10.2.5.3. Estrutura switch case
<br />10.2.6. Estruturas de Repetição em C
<br />10.2.6.1. Estrutura while
<br />10.2.6.2. Estrutura for
<br />10.2.7. Vetor em C
<br />10.3. Desenvolvendo Programas Utilizando o CodeBlocks
<br />10.4. Baixando e Instalando o CodeBlocks
<br />10.4.1. Instalação do Compilador MinGW/GCC
<br />10.5. Criar e Salvar um Arquivo no CodeBlocks
<br />10.6. Compilar e Executar o Primeiro Arquivo
<br />10.7. Compilar e Executar Algoritmos já Criados
<br />10.7.1. Algoritmo if em C
<br />10.7.2. Algoritmo if else em C
<br />10.7.3. Algoritmo switch case em C
<br />10.7.4. Algoritmo while em C
<br />10.7.5. Algoritmo for em C
<br />10.7.6. Algoritmo Vetor em C
<br />10.8. Identação
<br />11. Conceitos Básicos sobre Programação Orientada a Objetos
<br />11.1. Abstração
<br />11.2. Classe
<br />11.2.1. Classe Abstrata
<br />11.3. Herança
<br />11.3.1. Herança Simples
<br />11.3.2. Herança Múltipla
<br />11.4. Encapsulamento
<br />11.5. Polimorfismo
<br />11.6. Generalização e Especialização
<br />11.7. Introdução à Modelagem de Sistemas Orientados a Objetos
<br />11.7.1. Relacionamentos
<br />11.7.1.1. Relação Dependência
<br />11.7.1.2. Relação Generalização
<br />11.7.1.3. Relação Associação
<br />Exercícios
<br />Referências
<br />Glossário
<br />
<br />
<br />

Demonstracao

2015-09-22_10-58-23-LogicadeProgramao.swf

Exercicios

2015-09-22_10-58-12-exercicios.zip

Paginas

176

ISBN

978-85-371-0429-3