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Turismo, Hotelaria e Eventos – A Arte e a Técnica Profissional do Setor

R$35,00

O Brasil possui diversos atrativos turísticos naturais, de aventura, religiosos, históricos e culturais que atraem milhares de turistas. Isso contribui para o destaque do setor no PIB (…

288 páginasAutor(es): Andréa Miranda Nakane / Francisco de Canindé Gentil Vieira / Silvana Mello FurtadoISBN: 978-85-371-0294-7
Sumário

Sumário

Lista de Siglas e Abreviaturas

Apresentação

1. Princípios de Turismo

1.1. Panorama Evolutivo do Turismo no Brasil e no Mundo

1.2. Aspectos Históricos do Turismo no Mundo

1.3. Mas o que é Turismo?

1.4. Há Diferença entre Turista, Viajante e Excursionista?

1.4.1. Diferença de Alta Temporada e Baixa Temporada

1.5. O Sistema Turístico

1.6. Estrutura Física do Turismo

1.7. Meios de Hospedagem

1.8. Transportadoras

1.8.1. Transporte Aéreo

1.8.1.1. Outros Termos Técnicos Aéreos

1.8.2. Turismo Espacial

1.8.3. Turismo Hidroviário

1.9. Empresas Organizadoras de Eventos

1.10. Empresas de Serviços de Alimentação e Bebidas

1.10.1. Termos Técnicos em A&B

1.11. Agências de Turismo

1.11.1. Operadoras Turísticas x Agências de Viagem

1.12. Produto Turístico

1.13. Destinos que se Transformam com e pelo Turismo

2. Segmentação do Turismo

2.1. Conceito de Segmentação

2.2. Ecoturismo e Aventura

2.2.1. Ecoturismo - Turismo Rural

2.2.2. Ecoturismo - Turismo de Aventura

2.3. Turismo de Negócios, Eventos e Incentivos

2.3.1. São Paulo: Majestoso Cenário para Mega Eventos

2.3.2. Viagens Corporativas

2.4. Turismo Cultural

2.4.1. Economia Criativa

2.4.2. Incursionistas: Uma Visão de Turista em Sua Própria Cidade

2.5. Turismo de Estudos e Intercâmbio Cultural

2.6. Turismo Religioso

2.7. Turismo de Esportes

2.7.1. As Estrelas Atuais da Prática Esportiva Turística

2.7.1.1. Náutico

2.7.1.2. Pesca

2.7.1.3. Golfe

2.8. Turismo Sol e Mar

2.8.1. As Melhores Praias

2.9. Turismo de Saúde

2.9.1. SPA um Novo Modelo de Sucesso no Turismo de Bem-Estar

3. Agência de Viagens

3.1. Panorama Evolutivo das Agências de Viagens

3.1.1. Atual Cenário

3.1.2. Relembrando

3.2. Perfil Atual do Agente de Viagens

3.3. Principais Tipos de Vistos

3.3.1. Visto de Turista

3.3.2. Vistos Temporários

3.3.3. Trânsito

3.4. Segmentação de Mercado

3.5. Forfait

3.6. Organograma Básico de uma Agência de Viagens e Turismo

3.7. Termos Técnicos de Agenciamento

3.8. Reservas e Emissões de Bilhetes

3.9. Consolidadoras

3.10. GSA’s

3.11. Associação Brasileira das Operadoras de Turismo

3.12. Direito do Consumidor e as Agências de Viagens

4. Ética e Legislação

4.1. Introdução

4.2. Ética e Moral

4.2.1. Os Stakeholders

4.2.2. Os 4 E’s

4.2.3. Código Mundial de Ética do Turismo

4.3. Legislação Turística

4.3.1. Lei do Turismo

4.3.2. Guia de Turismo

4.3.3. Agência de Turismo

4.3.4. Meios de Hospedagem

4.4. Código de Defesa do Consumidor (CDC)

4.4.1. Alguns Exemplos de Situações na Área do Turismo

5. Hotelaria

5.1. Introdução

5.2. Contextualização Histórica do Setor Hoteleiro no Brasil

5.3. Panorama da Hotelaria no Brasil

5.3.1. Grandes Investidores Hoteleiros do Século XX

5.4. Aspectos Culturais da Hotelaria no Mundo

5.5. Meios de Hospedagem

5.5.1. Tipos de Hotéis

5.5.2. Porte dos Hotéis

5.5.3. Classificação Hoteleira no Brasil

5.6. Classificação Hoteleira Oficial no Brasil

5.7. Estrutura Hoteleira

5.7.1. Estrutura Hoteleira com a Interação dos Departamentos

5.8. Responsabilidades dos Departamentos ou Setores Hoteleiros

5.8.1. Recepção

5.8.2. Reservas

5.8.3. Governança

5.9. Alimentos e Bebidas (A&B)

5.10. Marketing e Vendas

5.10.1. A Entrevista

5.10.2. Informações sobre o Contato Realizado

5.10.3. A Venda

5.10.4. As Expectativas do Serviço Pós-Venda

5.10.5. Manutenção dos Clientes

5.10.6. Tamanho da Equipe de Vendas

5.11. Compras

5.12. Almoxarifado

5.13. Financeiro

5.14. Recursos Humanos (RH)

5.15. Segurança

5.16. Manutenção

6. Eventos: Procedimentos Organizacionais

6.1. Os Eventos e a Arte de Planejá-los

6.2. Tipologia de Eventos

6.3. Tipos de Eventos

6.3.1. Reunião

6.3.2. Congressos

6.3.3. Encontro

6.3.4. Convenção

6.3.5. Conferência

6.3.6. Palestra

6.3.7. Ciclo de Palestras

6.3.8. Seminário

6.3.9. Mesa Redonda

6.3.10. Simpósio

6.3.11. Painel

6.3.12. Fórum

6.3.13. Colóquio

6.3.14. Exposições

6.3.15. Feiras

6.3.16. Coquetel

6.3.17. Café da Manhã

6.3.18. Brunch

6.3.19. Happy Hour

6.3.20. Concurso

6.3.21. Conclave

6.3.22. Debate

6.3.23. Dias Específicos

6.3.24. Entrevista Coletiva

6.3.25. Inauguração

6.3.26. Leilão

6.4. Ponto de Partida para um Bom Planejamento

6.4.1. Como Captar um Bom Briefing

6.5. Responsabilidades na Arte de Planejar Eventos

6.5.1. Do Cliente

6.5.2. Do Organizador  de Eventos

6.6. O Perfil do Profissional de Eventos

6.7. Qualidades e Porte dos Eventos/Perfil dos Participantes de Eventos

6.7.1. Porte dos Eventos

6.7.2. Perfil dos Participantes

6.8. Planejamento Global de Eventos

6.9. Idealizando o Evento

6.10. O Planejamento Propriamente Dito

6.10.1. Data de Realização

6.10.2. Definição do Local de um Evento

6.10.2.1. Espaço Geográfico: A Definição da Cidade Sede

6.10.2.2. Espaço Físico do Evento

6.10.3. Local da Reunião

6.10.3.1. Forma “U”

6.10.3.2. Forma “V”

6.10.3.3. Forma “Auditório”

6.10.3.4. Forma “Quadrada”

6.10.3.5. Forma “Escola”

6.10.3.6. Forma “Espinha de Peixe / Escola”

6.11. Organização do Temário e do Calendário de um Evento

6.11.1. Temário

6.11.2. Calendário

6.12. Divulgação do Evento

6.13. Mensagens

6.14. Programação Social de Eventos

6.14.1. Música

6.15. Eventos de Caráter Exclusivamente Social

6.16. A Respeito de Etiqueta

6.17. Serviços, Equipamentos, Materiais e Recursos Humanos para Eventos

6.17.1. Um Bom Comportamento para Evitar Erros

6.17.2. Planilha para Controle dos Materiais, Serviços, Equipamentos,

Recursos Humanos e Cronograma Geral

Anexo I

Anexo II

Anexo III

Referências
Amostra

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REF: 978-85-371-0294-7 Categoria

O Brasil possui diversos atrativos turísticos naturais, de aventura, religiosos, históricos e culturais que atraem milhares de turistas. Isso contribui para o destaque do setor no PIB (Produto Interno Bruto) do país, além de gerar um grande número de empregos para diversos tipos de profissionais.

Assim como qualquer outra área o turismo deve oferecer condições para que seus clientes sintam-se satisfeitos. Aos profissionais desse setor cabe, então, a busca constante para atualização e aperfeiçoamento do seu trabalho.

O livro Turismo, Hotelaria e Eventos – A Arte e a Técnica Profissional do Setor se divide em capítulos, que permitem ao leitor conhecer as inúmeras fases e partes desse segmento, o qual cresce naturalmente. Entre os tópicos abordados estão: o panorama do turismo no Brasil e no mundo; a história e o conceito de turismo; as diferenças entre turista, viajante e excursionista; a estrutura física e os serviços necessários para o desenvolvimento do segmento; a segmentação do turismo; agências de viagens; termos técnicos de agenciamento; a legislação e a conduta ética do profissional da área; a hotelaria, sua história, organização e a contextualização histórica do setor no país; os tipos e as classificações dos hotéis; a estrutura hoteleira e suas divisões; o pós-venda e a manutenção do cliente; os tipos de eventos; a definição de local, data e público-alvo; modelos de planilhas de controle para as diversas etapas de um evento.

No final de cada capítulo existem exercícios sobre o tema abordado que avaliam o entendimento do conteúdo, mas que também complementam a aprendizagem.

O livro é de fácil interpretação e é destinado aos estudantes que um dia serão profissionais dessas áreas e também àqueles que querem reciclar e expandir seu conhecimento.

Peso 0.37 kg
Dimensões 210 x 148 x 2 mm
Autor

Andréa Miranda Nakane / Francisco de Canindé Gentil Vieira / Silvana Mello Furtado

Sumario

Lista de Siglas e Abreviaturas<br /><br />Apresentação<br /><br />1. Princípios de Turismo<br /><br />1.1. Panorama Evolutivo do Turismo no Brasil e no Mundo<br /><br />1.2. Aspectos Históricos do Turismo no Mundo<br /><br />1.3. Mas o que é Turismo?<br /><br />1.4. Há Diferença entre Turista, Viajante e Excursionista? <br /><br />1.4.1. Diferença de Alta Temporada e Baixa Temporada<br /><br />1.5. O Sistema Turístico<br /><br />1.6. Estrutura Física do Turismo<br /><br />1.7. Meios de Hospedagem<br /><br />1.8. Transportadoras<br /><br />1.8.1. Transporte Aéreo<br /><br />1.8.1.1. Outros Termos Técnicos Aéreos<br /><br />1.8.2. Turismo Espacial<br /><br />1.8.3. Turismo Hidroviário<br /><br />1.9. Empresas Organizadoras de Eventos<br /><br />1.10. Empresas de Serviços de Alimentação e Bebidas<br /><br />1.10.1. Termos Técnicos em A&B<br /><br />1.11. Agências de Turismo<br /><br />1.11.1. Operadoras Turísticas x Agências de Viagem<br /><br />1.12. Produto Turístico<br /><br />1.13. Destinos que se Transformam com e pelo Turismo<br /><br />2. Segmentação do Turismo<br /><br />2.1. Conceito de Segmentação<br /><br />2.2. Ecoturismo e Aventura<br /><br />2.2.1. Ecoturismo – Turismo Rural<br /><br />2.2.2. Ecoturismo – Turismo de Aventura<br /><br />2.3. Turismo de Negócios, Eventos e Incentivos<br /><br />2.3.1. São Paulo: Majestoso Cenário para Mega Eventos<br /><br />2.3.2. Viagens Corporativas<br /><br />2.4. Turismo Cultural<br /><br />2.4.1. Economia Criativa<br /><br />2.4.2. Incursionistas: Uma Visão de Turista em Sua Própria Cidade<br /><br />2.5. Turismo de Estudos e Intercâmbio Cultural<br /><br />2.6. Turismo Religioso<br /><br />2.7. Turismo de Esportes<br /><br />2.7.1. As Estrelas Atuais da Prática Esportiva Turística<br /><br />2.7.1.1. Náutico <br /><br />2.7.1.2. Pesca<br /><br />2.7.1.3. Golfe<br /><br />2.8. Turismo Sol e Mar<br /><br />2.8.1. As Melhores Praias<br /><br />2.9. Turismo de Saúde<br /><br />2.9.1. SPA um Novo Modelo de Sucesso no Turismo de Bem-Estar<br /><br />3. Agência de Viagens<br /><br />3.1. Panorama Evolutivo das Agências de Viagens<br /><br />3.1.1. Atual Cenário<br /><br />3.1.2. Relembrando<br /><br />3.2. Perfil Atual do Agente de Viagens<br /><br />3.3. Principais Tipos de Vistos<br /><br />3.3.1. Visto de Turista<br /><br />3.3.2. Vistos Temporários<br /><br />3.3.3. Trânsito <br /><br />3.4. Segmentação de Mercado<br /><br />3.5. Forfait<br /><br />3.6. Organograma Básico de uma Agência de Viagens e Turismo<br /><br />3.7. Termos Técnicos de Agenciamento<br /><br />3.8. Reservas e Emissões de Bilhetes<br /><br />3.9. Consolidadoras<br /><br />3.10. GSA’s<br /><br />3.11. Associação Brasileira das Operadoras de Turismo<br /><br />3.12. Direito do Consumidor e as Agências de Viagens<br /><br />4. Ética e Legislação<br /><br />4.1. Introdução<br /><br />4.2. Ética e Moral<br /><br />4.2.1. Os Stakeholders<br /><br />4.2.2. Os 4 E’s<br /><br />4.2.3. Código Mundial de Ética do Turismo<br /><br />4.3. Legislação Turística<br /><br />4.3.1. Lei do Turismo<br /><br />4.3.2. Guia de Turismo<br /><br />4.3.3. Agência de Turismo<br /><br />4.3.4. Meios de Hospedagem<br /><br />4.4. Código de Defesa do Consumidor (CDC)<br /><br />4.4.1. Alguns Exemplos de Situações na Área do Turismo<br /><br />5. Hotelaria<br /><br />5.1. Introdução<br /><br />5.2. Contextualização Histórica do Setor Hoteleiro no Brasil<br /><br />5.3. Panorama da Hotelaria no Brasil<br /><br />5.3.1. Grandes Investidores Hoteleiros do Século XX<br /><br />5.4. Aspectos Culturais da Hotelaria no Mundo<br /><br />5.5. Meios de Hospedagem<br /><br />5.5.1. Tipos de Hotéis<br /><br />5.5.2. Porte dos Hotéis<br /><br />5.5.3. Classificação Hoteleira no Brasil<br /><br />5.6. Classificação Hoteleira Oficial no Brasil<br /><br />5.7. Estrutura Hoteleira<br /><br />5.7.1. Estrutura Hoteleira com a Interação dos Departamentos<br /><br />5.8. Responsabilidades dos Departamentos ou Setores Hoteleiros<br /><br />5.8.1. Recepção<br /><br />5.8.2. Reservas<br /><br />5.8.3. Governança<br /><br />5.9. Alimentos e Bebidas (A&B)<br /><br />5.10. Marketing e Vendas <br /><br />5.10.1. A Entrevista<br /><br />5.10.2. Informações sobre o Contato Realizado<br /><br />5.10.3. A Venda<br /><br />5.10.4. As Expectativas do Serviço Pós-Venda<br /><br />5.10.5. Manutenção dos Clientes<br /><br />5.10.6. Tamanho da Equipe de Vendas<br /><br />5.11. Compras<br /><br />5.12. Almoxarifado<br /><br />5.13. Financeiro<br /><br />5.14. Recursos Humanos (RH)<br /><br />5.15. Segurança<br /><br />5.16. Manutenção<br /><br />6. Eventos: Procedimentos Organizacionais<br /><br />6.1. Os Eventos e a Arte de Planejá-los<br /><br />6.2. Tipologia de Eventos<br /><br />6.3. Tipos de Eventos <br /><br />6.3.1. Reunião<br /><br />6.3.2. Congressos <br /><br />6.3.3. Encontro <br /><br />6.3.4. Convenção <br /><br />6.3.5. Conferência <br /><br />6.3.6. Palestra <br /><br />6.3.7. Ciclo de Palestras<br /><br />6.3.8. Seminário<br /><br />6.3.9. Mesa Redonda <br /><br />6.3.10. Simpósio <br /><br />6.3.11. Painel <br /><br />6.3.12. Fórum <br /><br />6.3.13. Colóquio <br /><br />6.3.14. Exposições <br /><br />6.3.15. Feiras <br /><br />6.3.16. Coquetel <br /><br />6.3.17. Café da Manhã <br /><br />6.3.18. Brunch <br /><br />6.3.19. Happy Hour<br /><br />6.3.20. Concurso<br /><br />6.3.21. Conclave <br /><br />6.3.22. Debate<br /><br />6.3.23. Dias Específicos<br /><br />6.3.24. Entrevista Coletiva <br /><br />6.3.25. Inauguração <br /><br />6.3.26. Leilão <br /><br />6.4. Ponto de Partida para um Bom Planejamento<br /><br />6.4.1. Como Captar um Bom Briefing<br /><br />6.5. Responsabilidades na Arte de Planejar Eventos<br /><br />6.5.1. Do Cliente<br /><br />6.5.2. Do Organizador  de Eventos<br /><br />6.6. O Perfil do Profissional de Eventos<br /><br />6.7. Qualidades e Porte dos Eventos/Perfil dos Participantes de Eventos<br /><br />6.7.1. Porte dos Eventos<br /><br />6.7.2. Perfil dos Participantes<br /><br />6.8. Planejamento Global de Eventos<br /><br />6.9. Idealizando o Evento<br /><br />6.10. O Planejamento Propriamente Dito<br /><br />6.10.1. Data de Realização<br /><br />6.10.2. Definição do Local de um Evento<br /><br />6.10.2.1. Espaço Geográfico: A Definição da Cidade Sede<br /><br />6.10.2.2. Espaço Físico do Evento<br /><br />6.10.3. Local da Reunião<br /><br />6.10.3.1. Forma “U”<br /><br />6.10.3.2. Forma “V”<br /><br />6.10.3.3. Forma “Auditório”<br /><br />6.10.3.4. Forma “Quadrada”<br /><br />6.10.3.5. Forma “Escola”<br /><br />6.10.3.6. Forma “Espinha de Peixe / Escola”<br /><br />6.11. Organização do Temário e do Calendário de um Evento<br /><br />6.11.1. Temário<br /><br />6.11.2. Calendário<br /><br />6.12. Divulgação do Evento<br /><br />6.13. Mensagens<br /><br />6.14. Programação Social de Eventos<br /><br />6.14.1. Música<br /><br />6.15. Eventos de Caráter Exclusivamente Social<br /><br />6.16. A Respeito de Etiqueta<br /><br />6.17. Serviços, Equipamentos, Materiais e Recursos Humanos para Eventos<br /><br />6.17.1. Um Bom Comportamento para Evitar Erros<br /><br />6.17.2. Planilha para Controle dos Materiais, Serviços, Equipamentos, <br /><br /> Recursos Humanos e Cronograma Geral<br /><br />Anexo I <br /><br />Anexo II <br /><br />Anexo III <br /><br />Referências

Demonstracao

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Exercicios
Paginas

288

ISBN

978-85-371-0294-7