Menu

Seja autor

 

Está interessado em transmitir através de um livro todo o seu conhecimento adquirido durante anos de estudo e dedicação? Esta é a sua chance de entrar em contato com a Viena e fazer do seu conhecimento uma publicação de sucesso.

A Viena possui um grande acervo editorial e é líder nacional em fornecimento de materiais didáticos para ensino profissionalizante, desta forma, sua participação na história da Viena Gráfica & Editora é de extrema importância. Preencha o formulário abaixo e não esqueça de enviar seu currículo. Em breve, entraremos em contato com você.

Conheça as normas editoriais

Tamanho máximo: 3MB

Anexar imagem (JPG, PNG, GIF, PDF etc) Tamanho máximo: 3MB

Tamanho máximo: 10MB
*Caso queira enviar a obra física, por favor, encaminhe para análise em nosso endereço.

Se a obra já foi publicada, por favor, selecione onde:
Aguarde...

Normas Editoriais

A Viena criou uma linha editorial, que recebe o selo Editora Viena, para atender a rede de ensino do país fornecendo materiais didáticos e paradidáticos e visando a melhoria da qualificação profissional. Atualmente publicamos e comercializamos livros profissionalizantes na área de Informática e Tecnologia, Design, Marketing e Vendas, Administração, Gestão de Pessoas, Engenharia e Indústria, Serviços e Idiomas.

Diretriz Editorial

A Viena publica e distribui principalmente em escolas, centros técnicos e tecnológicos, obras que visam melhorar a qualificação profissional em todo o território nacional, sob o selo “Editora Viena”.

Linha Editorial

Todas as obras lançadas pela Viena, inéditas ou não, têm caráter didático e paradidático. A linguagem deve ser simples, para facilitar o entendimento do leitor. Nas obras técnicas são indispensáveis explicações dos termos menos conhecidos, acrescentando-os em glossários, tabelas e demais recursos que facilitem o entendimento. Todas as obras devem conter exemplos e exercícios fáceis de serem resolvidos pelos professores em sala de aula.

Avaliação de Originais

A Viena coloca-se à disposição dos autores para os serviços de avaliação de originais, desde que o tema da publicação esteja compatível com os interesses editoriais ou comerciais da empresa.
Os textos para avaliação deverão ser entregues completos e acabados em arquivo digital compatível com o sistema operacional Windows seguindo as normas aqui especificadas.
O material poderá ser encaminhado por internet, remessa postal ou pessoalmente na sede da Editora. A mídia (papel, CD, pendrive) em que o conteúdo for entregue para avaliação não será devolvido. A Editora reserva-se o direito de sugerir ao(s) autor(es) aprimoramentos ao texto original apresentado. Nenhum conteúdo é publicado sem o consentimento do autor.

Contrato de Edição

As obras de interesse da Viena para serem publicadas levando seu selo editorial, terão seus autores contratados por meio de um Contrato de Direitos Autorais onde estarão dispostos a forma de remuneração dos direitos autorais, direitos e obrigações do(s) autor(es) e da Editora.

Publicação dos Livros

As obras editadas e publicadas pela Viena seguem uma padronização de estilo e características de cada coleção, onde elementos chaves que compõem a obra apresentarão após diagramação, igualdade com a sua composição, tais como:
· Corpo de Texto
· Títulos e subtítulos
· Prefácio
· Anexos
· Capítulos
· Folhas de rosto
· Página de créditos
· Bibliografia

A arte final das capas e demais cuidados gráficos, bem como o projeto gráfico e a questão legal das obras editadas pela Viena, são de responsabilidade da editora. Sugestões dos autores em qualquer dessas etapas serão consideradas, avaliadas e somente executadas dentro das possibilidades do projeto editorial. A Viena oferece o acabamento mais adequado ao seguimento por ela trabalhado, utilizando papel de qualidade, encadernação tipo brochura, capas laminadas e com lombada (dorso quadrado).

Legalidade dos Livros

Todas as publicações da Viena trazem na quarta capa como determina a Lei 10.753/2003, o código de barras e são elaboradas fichas catalográficas para cada obra, assim como a inscrição junto à Biblioteca Nacional (escritório de direitos autorais) e a numeração ISBN (agência brasileira do ISBN).

O Depósito Legal das obras é efetuado conforme determina a Lei 10.994/2004.

O(s) autor (es) devem se responsabilizar pelo conteúdo das obras, inserindo sempre que utilizado, dispositivos de consulta para elaboração do livro: o uso de bibliografia deve atender a norma NBR 6023 – Elaboração de Referências Bibliográficas para Obras.

É necessário seguir a lei 9.610/1998, que impõe que os Direitos Autorais devem ser respeitados e as citações devem ser autorizadas pelo autor da obra. Sempre que houver o uso de citação, o autor deve utilizar as normas constantes na NBR 10520 – Informação e documentação – Citações em documentos e Obras.

Redação do Livro

O livro deve ser dividido em capítulos, separando os assuntos abordados. Cada capítulo deve ter uma breve introdução sobre o assunto que será tratado. Deve-se evitar capítulos que contenham um único tópico. Em caso de capítulos muito extensos verifique a possibilidade de dividi-lo.

As imagens que ilustrarão o livro devem estar identificadas no texto, para que o diagramador saiba qual imagem deve inserir. Lembrando que as imagens também são obras e, portanto, devem respeitar a Lei 9.610/1998 – Direitos Autorais.

As imagens devem ser entregues em formato TIFF, JPGE ou EPS com resolução entre 72 a 300 dpi e em tons de cinza (exceto imagens com impressões coloridas). Enviar as imagens separadamente em alta definição, todas devidamente identificadas.

Importante: Nenhuma imagem ou texto, existente na internet ou outras mídias são “livres”. Elas não podem ser copiadas sem que exista autorização expressa de seu autor, fotógrafo e ainda o/a modelo fotografado.

Textos Adicionais e Pré-Textuais devem ser entregue junto com o texto, são eles:

· Título e subtítulo do Livro
· Dedicatória
· Epígrafe
· Prévia do prefácio
· Lista de abreviações e siglas
· Bibliografia
· Glossário
· Respostas dos Exercícios Práticos (quando houver)

Para os Livros que abordem o ensino do uso de softwares

A referência aos menus e as janelas dos programas devem ser em negrito, com sublinhado no caractere de atalho (quando houver).
Quando um comando do menu contiver tecla de Atalho, informá-las na frente do comando e entre parênteses. Exemplo: Clique na opção Salvar como (Ctrl+Shift+S).
Quando for indicar teclas de atalho que não são referentes a um comando do menu, colocar as teclas entre sinal de menor e maior. Exemplo: Pressione a tecla <F1> para abrir a ajuda. Quando for citar um conjunto de teclas ficam todas dentro do sinal de menor e maior. Exemplo: <Ctrl + N >. Ao indicar um comando escreva os passos para acessá-lo. Exemplo: “Abra o menu Arquivo e clique no comando Novo”, em vez de “Clique no comando, Arquivo >Novo”.

RECOMENDAÇÃO GERAL

É importante frisar que autor é pessoa física (aquele que cria). A criação é obra do intelecto individual. É nossa obrigação respeitar o direito de criação (direito autoral), para todos os nossos trabalhos e em qualquer assunto que for abordado.

É relevante afirmar que a internet não é LIVRE. Portanto, não é pelo fato de estar publicado em um SITE, que o texto, imagens, sons, etc, podem ser usados livremente para qualquer propósito, inclusive para escrever livros.

Dificilmente um autor irá CRIAR uma obra partindo do “NADA”. Portanto, sempre será necessário consultar, preferencialmente várias fontes, e acima de tudo, fontes idôneas e com credibilidade. Por isso, é muito importante dar os créditos da consulta de forma correta, respeitando normas previamente definidas. Como mensagem final aos nossos autores: “dê crédito a quem é de direito, aja sempre corretamente”.

A/C: Graciele Mira
Av. Dr. Pedro Camarinha, 31 – Centro
Santa Cruz do Rio Pardo – SP
CEP 18900-000