As empresas que vendem produtos ou serviços diretamente ao
cliente necessitam de um operador de caixa, que é o profissional responsável
pela checagem e cobrança do produto adquirido ou serviço consumido. Porém, sua
função não se restringe apenas a passar os produtos pelo leitor de código de
barras e cobrar seus valores dos clientes. Ele muitas vezes é quem atende o
cliente e por isso é uma peça fundamental no bom funcionamento de um
estabelecimento comercial, impactando diretamente a experiência do cliente e o
sucesso do negócio.
Com uma vasta área de trabalho o operador de caixa deve se
qualificar e atualizar constantemente. Esse livro se propõe a ser uma
ferramenta para a qualificação e aprimoramento desse profissional.
É bom ressaltar que a qualificação não ajuda apenas na
contratação das pessoas, mas é um item indispensável para a manutenção do
emprego através da prestação de serviços com qualidade.
O material está dividido em quinze capítulos complementares
que permitem a assimilação do conteúdo de forma gradual, possibilitando o
conhecimento e o desenvolvimento de habilidades essenciais para um operador de
caixa. Entre os assuntos apresentados no livro estão: a importância da automotivação,
perfil profissional, conhecimentos técnicos, apresentação pessoal, as funções
do profissional e os equipamentos utilizados pelo caixa, transações
financeiras, formas de pagamento, pagamento digital, documentos de identificação,
comprovantes, recibos e notas fiscais, matemática aplicada à operação de caixa,
porcentagem, juros e descontos, práticas de merchandising, direitos do cliente,
cuidados com a saúde através de atividades ergonômicas e sugestões de exercícios
para ginástica laboral, entre outros.
No final de cada capítulo são propostas atividades sobre o
conteúdo apresentado que visam a fixação do mesmo, mas que também completam a
aprendizagem.