Java é uma linguagem de programação e uma plataforma de
computação com a qual é possível criar conteúdo para sites, jogos e aplicativos
para dispositivos móveis. O livro Java para Games - O Tutorial para sua Grande
Aventura é uma opção para programadores de games de qualificação e
aprimoramento do uso dessa linguagem, apresentando as técnicas necessárias para
programar jogos em 2D utilizando o Java. Entre os tópicos abordados, estão:
definição de lógica de programação, os tipos de dados, laços de repetição,
matriz e vetor, função, o que é um objeto, o que é uma classe, o construtor, o
conceito de herança, as restrições, como criar classes em Java, instanciar um
objeto, a inserção de comentários dentro do código, o modelo entidade de
relacionamento (MER), o diagrama entidade de relacionamento (DER), a linguagem
SQL, como criar banco de dados, como conectar banco de dados com Java, como
inserir dados usando Java, como criar frame e canvas, o que são sprites, como
habilitar o teclado, dicas de animação de personagem, o plano cartesiano, o
temporizador (timer) e o código do jogo criado no decorrer do livro. No final
de cada capítulo, são apresentados exercícios que visam facilitar o
aprendizado.